Reconhecendo a importância de disponibilizar abertamente dados sobre biodiversidade a todos os países e indivíduos destacados por vários acordos internacionais, o Comitê de Política Científica e Tecnológica da OCDE aprovou em 1999 a recomendação de estabelecer um Mecanismo Global de Informações sobre Biodiversidade (doravante denominado “GBIF”) com participação aberta.
Este Memorando de Entendimento não-vinculador forma a base para os signatários nacionais e outros cooperarem em “um esforço científico internacional coordenado... para partilhar abertamente e usar grandes quantidades de dados globais de biodiversidade, avançando assim a investigação científica em muitas disciplinas, promover o desenvolvimento tecnológico e sustentável, facilitando a conservação da biodiversidade e a repartição equitativa de seus benefícios, e melhorando a qualidade de vida dos membros da sociedade.”
NOTA: A versão em inglês do MOE é a oficial e a única disponível para assinatura pelos países ou organizações internacionais que desejam ser membros do GBIF. Os membros da comunidade do GBIF contribuíram com traduções não oficiais apenas para fins de orientação. Veja as traduções disponíveis