GBIF hospedará o Secretariado do Species 2000

O acordo entre o Secretariado do GBIF e o órgão jurídico do Catálogo da Vida apoiará uma maior colaboração no ChecklistBank e outras atividades conjuntas

hero-img-news-col-gbif

O Secretariado do GBIF e Species 2000 assinaram um acordo para o GBIF hospedar o Secretariado Species 2000 a partir de 1 de janeiro de 2024. O acordo fortalecerá a sua colaboração tanto no Catálogo da Vida (COL) como no ChecklistBank, enquanto tanto o COL como o GBIF permanecerão organizações independentes com as suas próprias missões, governança e identidades.

As missões complementares do COL e do GBIF são refletidas por mais de duas décadas de colaboração entre as organizações. A Global Biodata Coalition reconheceu ambas as infraestruturas como Global Core Biodata Resources. Os parceiros trabalharam juntos para construir o ChecklistBank como uma infraestrutura conjunta para gerenciar e fornecer dados taxonômicos, que o GBIF hospeda junto com a versão mais recente do site do Catálogo da Vida desde dezembro de 2020.

Além de fornecer apoio administrativo para o Species 2000 durante dois anos, o GBIF trabalhará com o COL para garantir financiamento para as operações principais do seu Secretariado distribuído. Na sua mais recente reunião do Conselho de Governança em outubro, o GBIF anunciou contribuições para um Fundo para Fins Especiais que apoia a colaboração com o COL no ChecklistBank do Smithsonian National Museum of Natural History /Integrated Taxonomic Information Service (ITIS), do Banco Mundial e dos Países Baixos / Stichting ter Bevordering van Natuurwetenschappelijk Onderzoek (SNBO).

“Aprofundar a colaboração entre o Catalogue of Life e o GBIF está alinhado com a nossa visão de fornecer informações taxonómicas consistentes e abrangentes necessárias para harmonizar os dados da biodiversidade para usos científicos e políticos em todos os setores”, disse Peter Schalk, presidente do Conselho de Administração do Species 2000, que também atuou de 2013 a 2017 como presidente do Conselho de Governança do GBIF. “Estamos satisfeitos com os esforços do secretário executivo do COL Olaf Bánki para garantir este acordo com o GBIF e aguardamos a sua liderança contínua. "

"O Catálogo da Vida é a fonte mais profissional e confiável de dados taxonômicos globais sobre a biodiversidade, e o GBIF é uma rede mundial poderosa para big data sobre distribuição de espécies e muito mais", disse Keping Ma, professor de ecologia vegetal no Instituto de Botânica, Academia Chinesa de Ciências (IBCAS) e membro do conselho do Species 2000. "Os esforços combinados destes parceiros criarão um impacto e influência ainda maiores no campo da bioinformática da biodiversidade, e aguardo com expectativa o futuro brilhante dessa iniciativa colectiva."

O ChecklistBank serve como infraestrutura central para o COL e o GBIF e evoluiu a partir do sistema interno “checklistbank” do GBIF para gerenciamento checklist datasets. Os desenvolvedores do GBIF reescreveram completamente o novo serviço público numa plataforma de publicação em escala de empreendimento e repositório de dados de acesso aberto para gerenciar todas as fontes constituintes de nomes científicos e taxonomia que entram no Catálogo da Vida.

Os esforços de desenvolvimento estão atualmente concentrados na preparação do primeiro lançamento de produção de um Checklist do Catálogo “estendido” capaz de substituir a GBIF Backbone Taxonomy] ainda este ano. Conforme descrito no seu programa de trabalho atual, o GBIF começará a trabalhar este ano para aposentar o banco de dados interno “checklistbank” e o substituir com o ChecklistBank. Ao cumprir estes dois primeiros estudos de caso, o GBIF e o COL voltarão o seu foco para refinamentos que permitam que outras iniciativas utilizem o ChecklistBank, o que pode levar a necessidades e oportunidades adicionais de cooperação.

“A nossa colaboração com o Catalogue of Life continua a ser extremamente importante para concretizar a visão original do GBIF e permitir aos usuários navegar e utilizar grandes quantidades de informação sobre biodiversidade”, disse Joe Miller, secretário executivo do GBIF. “O nosso trabalho até agora no ChecklistBank é um passo importante para tornar muito mais fácil para os nós do GBIF e para a nossa comunidade em geral preparar e partilhar conjuntos de dados dos checklists mais relevantes em nível nacional e temático.”