A autoavaliação de capacidade é uma ferramenta para ajudar os países no planejamento em qualquer estágio do desenvolvimento do seu Sistema Nacional de Informação sobre a Biodiversidade.
Esta abordagem baseada em questionários foi concebida para levantar as capacidades que sustentam o progresso sustentável em quatro áreas principais:
- Coordenar uma comunidade nacional de instituições, projetos e iniciativas relacionadas à biodiversidade, incluindo fazer conexões com a rede internacional do GBIF.
- Mobilizar dados de biodiversidade para que o maior número possível de fontes esteja disponível de forma livre e aberta.
- Reutilizar os dados disponíveis para apoiar a ciência relacionada à biodiversidade e a tomada de decisão para o desenvolvimento sustentável.
- Aprimorar a gestão e qualidade de dados de biodiversidade para apoiar as necessidades dos usuários.
A autoavaliação de capacidade por meio do diálogo entre as principais partes interessadas pode ajudar a identificar as forças e necessidades de capacidades nacionais, a partir das quais se planejam ações de aumento de capacidade. Quando repetido, o questionário também pode ser usado para monitorar e avaliar o progresso no alcance das metas relacionadas à capacidade do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade.