O sucesso do GBIF depende, em parte, do estabelecimento de um bom entendimento nas comunidades de investigação e nas políticas, sobre os benefícios e oportunidades proporcionados pelo acesso livre e aberto a dados de biodiversidade, bem como sobre a importância do uso responsável desses dados por meio de citação e atribuição adequadas.
O Secretariado e os nós participantes do GBIF trabalham para promover esse entendimento por meio de suas plataformas de comunicação, em reuniões e em várias redes ao redor do mundo. No entanto, este grupo relativamente pequeno nunca pode esperar alcançar todas as comunidades relevantes sem assistência.
Os Embaixadores de Dados Abertos da Biodiversidade podem preencher essa lacuna. Se és um profissional da biodiversidade que promove os princípios e as melhores práticas de partilha e uso de dados abertos, podemos equipá-lo com recursos de informação, oportunidades de networking e reconhecimento, para torná-lo um defensor ainda mais eficaz em suas próprias comunidades profissionais.